Seguidores

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

RESPEITO AO PEDESTRE NA FAIXA.

Não se trata de respeitar a faixa para o pedestre, - uma imposição da Lei -, mas de respeitar o pedestre na faixa. É respeitando a pessoa que entramos no domínio das boas-maneiras, e uma boa ocasião para isto, é quando estamos ao volante do carro e percebemos que alguém na calçada deseja atravessar a rua à nossa frente pela faixa do pedestre. Respeitar a pessoa significa reconhecermos e valorizarmos o seu sentimento de auto-estima, o que também faz com que nossa própria auto-estima cresça e com ela o orgulho de nossa cidadania.
 Ao respeitar a faixa de pedestres, não estamos apenas seguindo uma norma de boas-maneiras no trânsito, mas também respeitando a Lei. Os artigos 70 e 71 do Código Nacional de Trânsito dizem:
  
Se você  tem consciência e sabe da importância do respeito ao pedestre e se deseja por em prática essa norma, siga à risca as recomendações relacionadas abaixo:

1) Familiarize-se com os locais onde existem faixas para travessia de pedestres;

2) Não dirija a mais de 40 km por hora em ruas que tenham muitas faixas para o pedestre;

3) Diminua a marcha bem antes da faixa, se for parar, com atenção no retrovisor para o carro que vem atrás;

4) Pare, se notar com antecedência um pedestre na calçada em um dos extremos da faixa em atitude indicando que pretende atravessar a via (observada a recomendação 3, acima).

5) Deixe o pisca - alerta ligado enquanto estiver parado e não movimente o carro antes que o pedestre alcance a calçada do outro lado (Estando parado você atrairá a atenção do motorista que vier na outra faixa para que também ele pare o seu veículo)


(Texto de Rubem Queiroz Cobra - Filósofo, Doutor em Geologia, Escrito e Conferencista em Temas de Educação.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário